Já que dei a ideia... Convém participar!
Assim que me lembre agora de repente... Fui a concertos de: Excesso, Silence4, Anjos, Milénio, João Portugal, Melão, David Fonseca, Da Weasel, Toranja, EZSpecial, Operação Triunfo, Filipe Gonçalves, Pólo Norte, Blind Zero... e D'ZRT, claro!
Excesso: gostei do concerto... mas não me agradou muito a atitude de alguns elementos! Apesar de ter cantado, saltado e dançado imenso, foi o primeiro e o único...
Silence 4: adorei! Tenho saudades de os ver juntos... e ouço imensas vezes os CDs até hoje! Não tive qualquer contacto próximo com a banda, portanto não posso comentar esse aspecto...
Anjos: cantam bem, interagem lindamente com o público e são extemamente dinâmicos em palco! Gostei dos concertos... mas nem sempre gostei do pré e pós concerto! Acho que passaram por uma fase em que se comportavam excessivamente como vedetas... Mas depois de algum tempo, à medida que foram encaixando o sucesso e desenvolveram melhores mecanismos para lidar com ele, tornaram-se bem mais acessíveis... A opinião geral é, actualmente, muito positiva em todos os aspectos!
Milénio: A cinco, a quatro ou a três, são uns miúdos muito, muito, muito divertidos e super acessíveis! Cantam bem, dançam bem e são muito enérgicos e dedicados! Assisti a imensos concertos e sempre os vi criarem novas formulas para diversificar e surpreender! Um bom exemplo... que nunca teve o mesmo sucesso que outros grupos e, possivelmente, se esforçou bastante mais para atingi-lo! Juntaram-se como amigos, eram banda de garagem e fizeram um bom percurso... Tiveram, têm e continuarão a ter o meu apoio! (Já não se ouvem tanto, mas como vêem sempre há quem não se esqueça... Mesmo quando o boom passa, há quem permaneça fiel... e não sou só eu!
)
João Portugal: Desde sempre o meu favorito nos Excesso... E claramente o que tinha maior margem de manobra para evoluir na música! Nunca me desiludiu, nem mesmo no tal concerto dos Excesso... Canta, compõe, toca, produz no seu próprio estúdio e, inclusivamente, trata parcialmente da parte gráfica / apresentação do CD... Vantagens de também ser fotógrafo!
O concerto é engraçado, bem diferente do tempo dos Excesso... Mais calmo, mais intimista e, geralmente, com bem menos público... Mas eu gostei muito! Tenho todos os CDs e ouço-os regularmente...
Melão: Muito simpático, divertido no contacto com as pessoas do público, mas longe de ser um verdadeiro cantor na total acepção da palavra... Não digo que até não se esforce, mas simplesmente não me convence... Tenho apenas um CD single que ganhei num passatempo de uma revista... e... bem... a letra é de pouca qualidade, a melodia não é desagradável, mas não traz mesmo nada de novo... O concerto só vale pelos dotes como bailarino, por isso o que vi foi o primeiro e o último...
David Fonseca: Adorei o CD a solo... Os concertos são relativamente calmos (pelo menos aqueles a que assisti!)... O David nem sempre fala muito, mas geralmente acerta no pouco que diz... É super expressivo em palco e nota-se que sente realmente a música! É simpático e fora do palco torna-se bastante mais conversador e divertido... Autografa, faz perguntas, responde a outras, tira fotos... tudo sempre com um sorriso! O mesmo se aplica aos companheiros de tournée...
Da Weasel: Interessantes... Muito interventivos... Uma atitude forte em palco... Gosto de certas mensagens, não tanto de outras... Diverti-me no concerto, mas não gostei muito de ver tanta cerveja a entrar em palco e tantos miúditos no público... Achei um mau exemplo perfeitamente dispensável em figuras públicas!
Toranja: Comecei por não gostar... e agora tenho-me habituado ao som e às letras! Prefiro o "Segundo" ao "Esquissos"... e acho que o concerto também tem uma sonoridade mais semelhante ao "Segundo", o que me agrada... A fusão dos dois albúns em concerto resulta muito bem... e o espectáculo é realmente bom! O Tiago fala imenso, é divertido (sem exageros, o que é sempre um bom trunfo!) e tem boa voz... A banda porta-se igualmente bem... Resultado final: Aprovados!
EZSpecial: Os "lá lá lá lá lá us!" e "turururus" em exagero cansam-me um bocadinho... Mas ao vivo resultam lindamente para envolver o público e pô-lo a cantar! Só os vi uma vez... Mas gostei e repetiria!
Operação Triunfo: Segui atentamente a primeira edição e fui a vários concertos... Gostei de todos, pela diversidade musical, pela revelação de talentos e pela diversão! Ouvi interpretações muito, muito felizes de temas já bem conhecidos e tenho imensa pena que nenhum dos meninos e meninas tenha realmente alcançado o sucesso, como aconteceu com os concorrentes da OT de nuestros hermanos...
Tenho realmente saudades das brincadeiras e actuações destes 16 triunfitos!
Filipe Gonçalves: A estrelinha deste ex-concorrente da OT continua a tentar arrajnjar espaço para brilhar... e espero sinceramente que acabe por consegui-lo! Luz própria não lhe falta... tem boa voz, uma presença excelente em palco, para além de um óptimo sentido de espectáculo... Acho que tem muito a dar... Espero que o deixem!
Pólo Norte: Surpreendentes... Músicas que nem sempre me dizem muito, mas algumas que até considero especiais, ao vivo são super enérgicos e o Miguel tem uma postura excelente, anima imenso o público e aproveita sempre que pode para enviar "recadinhos"... Gostei!
Blind Zero: Até ouço umas músicas, mas ao vivo não gostei... Achei o concerto demasiado exagerado e "barulhento" para o meu gosto... A atitude do vocalista pareceu-me forçada e não entendi o porquê de obrigar o auxiliar a estar sempre a montar e recolocar o que estragava... Não era necessário tanto para mostrar estilo e atitude... Fiquei desiludida... Logo se verá se ainda mudo de opinião!
D'ZRT: Simpáticos, divertidos e cheios de energia, animam a plateia sem grandes dificuldades e conseguem pôr gente de todas as idades de bracinhos no ar e/ ou a aplaudir! O ritmo dos espectáculos é grande... e contagiante!
Não improvisam muito, mas quando o fazem, fazem-no bem... Gosto de vê-los terem comentários e atitudes mais personalizadas, bem como de vê-los interpretar à sua maneira temas de outros artistas... Cantam e dançam bem dentro do estilo, que, como é óbvio, pode não agradar a todos (como tudo na vida!)... A mim agrada-me! Ponto negativo: não que eles tenham culpa, mas, por vezes, cansa ouvir certos comentários do público de forma tão repetitiva... Eles têm espelho, não precisam de ninguém a gritar para lhes falar do aspecto! Admito que se possa fazer referência... mas tudo o que é demais é erro! Gritem mensagens diferentes, mais ligadas à música, e talvez haja mais público a aderir ao grito... E isso sim ia ser mostrar apoio à banda!
P.S.: Desculpem o testamento...