|
Post by ShadowGirl on Oct 8, 2005 7:21:03 GMT -5
Chegou a horinha de discutir política aqui no fórum... Participem!
|
|
|
Post by nana on Oct 8, 2005 15:21:22 GMT -5
Eu não percebo nada de politica...tenho 14 anos, nao é uma coisa que me interesse muito... mas amanha são as eleições certo? vamos ver quem ganha...lol...
|
|
|
Post by marazul on Oct 8, 2005 15:34:23 GMT -5
alguem me pode dizer quem e que sao pra votar?eu n decoro os nomes deles..n consigo nem tenho paciencia:S
|
|
|
Post by shadow on Oct 10, 2005 4:50:27 GMT -5
Vão longe sim senhor.. Podem não se interessar por política.. mas no fundo, são eles que decidem (mal, muito mal) o futuro de Portugal.. e que eu saiba interessas-te por Portugal, não? Não posso dizer que me interesse muito por política.. é assunto um pouco "aborrecido".. mas não é um asunto sem interesse.. o.O podes gozar com eles, etc.. até é bastante engraçado (LOL).. Quanto aos nomes.. não sei muto bem todos.. mas até sei os partidos..
RKL
|
|
|
Post by nana on Oct 10, 2005 5:11:24 GMT -5
Na minha cidade ganhou o Manuel Martins...era o mesmo que já cá estava..não sei se é bom ou mau...tipo desde que ele está cá temos centro comercial, vai abrir agora o intermarche...
|
|
|
Post by marazul on Oct 10, 2005 8:15:47 GMT -5
olha la o shadow eu n disse que nao tinha interesse..disse k n consegia decorar os nomes,e que nao tinha paciencia!Acho que nao leste mt bem o meu post... Eu sei que sao eles que decidem,sei isso mt bem.e tb me interesso por portugal..como toda a gente.E mais uma vez te digo,pra voltares a rever o meu post..porque eu n disse que n tinha interesse!
Le primeiro.. Mas obrigada pela resposta;)
|
|
|
Post by ShadowGirl on Oct 10, 2005 8:48:58 GMT -5
Marazul, acho que essa parte da resposta era para a Nana, não para ti... Concordo com a Shadow, as pessoas, mesmo fora da idade legal para votar, devem interessar-se pela política... Só assim poderão aprender e votar conscientemente quando chegar a sua vez... Infelizmente, isso acontece muito pouco em Portugal... Os jovens não se preocupam... Há grandes taxas de abstenção, que simbolizam bem o desinteresse... Há outras pessoas que votam porque acham que devem fazê-lo, mas que nem conhecem os programas eleitorais dos candidatos... Sinceramente, acho que a maioria está mal informada, muitas vezes por falta de iniciativa própria... E acho isso terrível!
|
|
anita
New Member
|
Post by anita on Oct 10, 2005 14:24:52 GMT -5
Sinceramente sinceramente odeio os politicos........é verdade k na mh terra(loulé) nao me poxo keixar mt as unx belos anos pa ca tem vido a evoluir pa melhor....mx nao os suporto seja de k partido for...sabem pk???pk falam falam e nao dizem nada ou mlhr falam mal uns dos outros k as ideias dakele sao isto e akilo e dpoix kd ganham fazem tds o mm....os nossos politicos deviam ser mais independentes e saberem o ké k tem d fazer..........pk supostamente tem k seguir as ideias deles certo?!Mas votei e votei em branco (pk deve-se sempre votar nem k seja em branco)e vou votar sp em branco até xegar um politico k nao diga "eu prometo isto e akilo"e dpoix nao faz nao só voto num k diga kom sinceridade e k diga k vai fazer d td pa k o pais ou terra mude para mlhr......hj nao to com paciencia pa escrever mx ja deixei a mh deixa....bjux e dsc a seca
|
|
|
Post by ShadowGirl on Oct 10, 2005 15:13:17 GMT -5
Sinceramente sinceramente odeio os politicos........é verdade k na mh terra(loulé) nao me poxo keixar mt as unx belos anos pa ca tem vido a evoluir pa melhor....mx nao os suporto seja de k partido for...sabem pk???pk falam falam e nao dizem nada ou mlhr falam mal uns dos outros k as ideias dakele sao isto e akilo e dpoix kd ganham fazem tds o mm.... Antes de mais, eu não os odeio... Concordo que muitos não cumprem a função a que se candidatam da melhor forma... Mas também sei que há quem o faça! E acho não se pode generalizar um sentimento a toda uma classe profissional sem acabar por cometer injustiças... Por exemplo: É verdade que há professores que não sabem lidar correctamente com os alunos... Mas isso não legitima que se diga "Odeio os professores, são todos maus!"... É verdade que há polícias que exageram na violência, mas não se pode, ou pelo menos não se deve, afirmar que, dado isso, se sente ódio por todos os polícias... Um inocente não merece ser culpado e julgado pelos erros de um colega de profissão que erra... Certo? E, acredita, que os políticos não fazem todos o mesmo após as vitórias... Há quem se desvie do caminho cujo programa traçava, mas há também quem siga o rumo e, de facto, contribua para a melhoria em que as pessoas depositaram a sua esperança ao colocar o voto na urna... os nossos politicos deviam ser mais independentes e saberem o ké k tem d fazer..........pk supostamente tem k seguir as ideias deles certo?! Há muitos que o fazem... Podem não ser os que têm mais visibilidade a nível nacional, mas há muito quem trabalhe... Eu tenho um bom exemplo na "minha" Junta de Freguesia... Bom ao ponto de me fazer votar nele, apesar de se candidatar por um partido que geralmente nem me diz muito... Além disso, muitas vezes, o problema não é não saberem o que fazer... mas sim faltar coragem política para fazê-lo... devido a pressões... e muitas delas pressões da população, não de outras forças mais "suspeitas"! Sim, porque muitas vezes a população não vê, ou não quer ver, o óbvio... Por exemplo: É natural ser muito pouco popular propor o pagamento de portagens nas famosas SCUT... Mas a verdade é que se se aceita como fazendo sentido a lógica do utilizador-pagador em tanta coisa... Porque não na estrada também? Muitas das tais estradas até têm alternativa... E, mesmo que não tenham, se uso, devo ajudar a pagar a manutenção... Certo? Sobretudo estando o país na situação que está... É polémica, eu sei, mas é a minha opinião... Claro que, como é óbvio, também acho que não devem ser sempre os mesmos a sofrer para tentar superar a crise... Eu faço de bom grado a minha parte: trabalho legalmente, faço descontos, pago impostos, etc, etc, ect... Mas não gosto de saber que sou eu (e muitos como eu!) a penar por um lado, e outros tantos a viver à grande... e, em certos casos, às custas do meu esforço (e dos tais outros como eu!)... Contudo, não coloco toda a gente no mesmo saco... Porque conheço gente séria que se dedica à política... e com boa intenção! Mas votei e votei em branco (pk deve-se sempre votar nem k seja em branco) Também voto sempre... E votaria branco ou nulo se pretendesse "protestar"... Não tem sido o caso, porque tenho encontrado quem me pareça merecer a minha aposta / o meu voto... e vou votar sp em branco até xegar um politico k nao diga "eu prometo isto e akilo"e dpoix nao faz nao só voto num k diga kom sinceridade e k diga k vai fazer d td pa k o pais ou terra mude para mlhr...... Hum... Acho que o que dizes não faz muito sentido... Repara: Como é que sabes na hora de votar se ele vai ou não cumprir o que apregoa na campanha? Isso só se descobre depois de o lugar ter sido ocupado e começar a acção do executivo em questão... Certo? Quanto à sinceridade... Muitas vezes a aparência ilude, infelizmente... O que parece sincero pode não sê-lo... O que soa a falso, pode sair da boca de alguém que pretende trabalhá-lo de verdade... E nada disso se sabe com certezas de antemão, a priori... Só a posteriori... A não ser que conheças bem o candidato, claro! E, mesmo assim, muita coisa pode mudar... e mudá-lo! hj nao to com paciencia pa escrever mx ja deixei a mh deixa....bjux e dsc a seca Seca nenhuma... Nós queremos é "deixas" dessas, para se poder debater a sério...
|
|
|
Post by nana on Oct 10, 2005 15:43:50 GMT -5
Eu agora nas aulas de FC aprendemos política...ainda não aprendemos muito, mas uma vez que vai ser o tema do ano, no final do ano já vou puder falar mais sobre política. Acho que ainda não vi nenhum presidente do qual pudesse dizer "este sim, é um bom presidente"... Começando por exemplo pelo Presidente do meu pais... George W. Bush...um homem que não precisa apresentações e acho que não preciso dizer mais nada sobre ele porque toda a gente sabe que de bom presidente, ele não tem nada... É verdade que os portugueses não estão nem de perto nem de longe bem informados sobre este assunto. Votam apenas por votar e quando estão a votar nem sequer conhecem o projecto do presidente. Acredito sinceramente que se no projecto de um presidente estivesse construir uma estação nuclear numa vila portuguesa e ele durante a campanha eleitoral andasse pela vila a distribuir lapis de cor e beijinhos às senhoras de idade, era bem capaz de ganhar!(eu sei que não foi um bom exemplo) Também acho que os jovens se deviam intereçar mais por este tipo de assuntos (e tenho pena de não me intereçar muito) porque quando tiverem 18 anos e quiserem votar vão ser ignorantes ao ponto de votar numa pessoa que não sabem o que anda a fazer na política! E depois queixam-se que o país está no fundo e na decadência... Este paísprecisa de educar os jovens para certas coisas para que no futuro se tenha adultos que saibam o que querem da vida! Mas Portugal não sabe o que quer! Há grande número de analfabetos, jovens com 12 anos aparecem grávidas em casa, nas escolas vêm-se crianças (que pensam que são grandes) a fumarem...mas ninguém faz nada! Depois queixam-se... Esta é a minha opinião....
|
|
|
Post by shadow on Oct 11, 2005 5:23:55 GMT -5
É verdade que eles não cumprem a maior parte das coisas que prometem, mas não é por isso que os vou odiar.. Fazias melhor se estivesses no lugar deles?! Fazes-me lembrar a minha colega, sempre a mandar vir com a stora. Depois a stora diz-lhe para ir dar a aula, e ela começa a dizer que não, que não sabe dar aulas. Não acho justo dizer-mos mal de algo que sabemos que também não eramos capazes de fazer..
Supostamente, não obrigatoriamente! Existem aqueles que prometem e não fazem porque não querem, e aquele que prometem e não fazem porque não podem (ou não se esforçaram o suficiente)..
Concordo plenamente! Quando a minha irmã faz mrda em casa, a minha mãe tira-lhe a net, só que também me tira a mim! Isso é muito injusto.. (LOL)
Isso acontece muitas vezes.. Mas também acho que, se eles sabem que não têm capacidade para liderar, não se deviam candidatar..
Pois.. isso irrita um bocado! As pessoas a trabalhar para lhes dar dinheiro a eles (políticos)..
Quando chegar lá (daqui a 5 anos), logo verei quem é que merece o meu voto.. O mais provável é não votar ou votar em branco.. assim, quando eles não cumprirem as promessas, não me auto-culpabilizo por ter votado.. =P
Claro! Se ninguém postar "testamentos de seca", não temos assunto..
Na minha aula de FCIV a gente não faz nada.. LOL umas fichas e tal.. o.O
Quanto aos analfabetos, a maior parte só o é porque não tem possibilidades para ir à escola.. não é por escolha própria! Quanto às grávidas.. o.O epah.. também depende da educação que os pais lhe deram.. sabes que à raparigas que não têm atenção suficiente dos pais (etc) e que vão buscar a atenção nos rapazes.. Conheço uma rapariga com os pais divorciados que engravidou e depois entrou em depressão, porque eles não lhe ligavam nenhuma.. =/ A maior parte dos jovens que começam a fumar são rapazes (se bem que existem imensas raparigas a fumar também), porque pensam que são melhores que os outros por o fazerem.. o.O é estúpido né?
É a decadêndia do mundo (porque não se pode dizer país, já que acontece em muitos mais) em que vivemos..
RKL
|
|
|
Post by ShadowGirl on Oct 11, 2005 8:23:39 GMT -5
Eu agora nas aulas de FC aprendemos política...ainda não aprendemos muito, mas uma vez que vai ser o tema do ano, no final do ano já vou puder falar mais sobre política. Bom exemplo! Eu também falava umas coisitas com os meus miúdos... mas no 2º ciclo nem sempre é fácil fazer a abordagem... Seja como for, deve sempre tentar-se! É verdade que os portugueses não estão nem de perto nem de longe bem informados sobre este assunto. Votam apenas por votar e quando estão a votar nem sequer conhecem o projecto do presidente. Acredito sinceramente que se no projecto de um presidente estivesse construir uma estação nuclear numa vila portuguesa e ele durante a campanha eleitoral andasse pela vila a distribuir lapis de cor e beijinhos às senhoras de idade, era bem capaz de ganhar!(eu sei que não foi um bom exemplo) Infelizmente, e apesar do exagero óbvio do exemplo, tenho que concordar... Muita gente, de facto, vota por cores e/ou por simpatias, não pelos progamas e pelo que conhece das actividades anteriores/das capacidades dos candidatos... Há grande número de analfabetos, jovens com 12 anos aparecem grávidas em casa, nas escolas vêm-se crianças (que pensam que são grandes) a fumarem...mas ninguém faz nada! Depois queixam-se... Isso não serão exactamente problemas políticos... mas, de facto, poderia fazer-se melhor política no que diz respeito à juventude... Eu vejo campanhas de informação que, ao que parece, não convencem ninguém... que tal implementar duma vez por todas uma verdadeira Educação para a Saúde e Educação Sexual? Há também a proibição de comprar a tabaco a menores de 16 anos que meio mundo não cumpre e não vejo que sofra consequências... Para quando fiscalização séria? Vejo ainda falta de apoio real (em campo, e não só no papel) para que todas as famílias tenham condições de sustentar os filhos menores na escola... Sim, porque não basta dizer que a escolaridade é obrigatória... É preciso criar condições para que essa "obrigatoriedade" possa ser cumprida po todos... Subsídios, transportes eficazes, alteração da localizaçãi da rede escolar... Alguém vê que isso esteja a ser feito? Hum... Eu não! E, se está a sê-lo, certamente não é na escala necessária... E isto são só algumas coisitas...
|
|
|
Post by ShadowGirl on Oct 11, 2005 8:41:47 GMT -5
Supostamente, não obrigatoriamente! Existem aqueles que prometem e não fazem porque não querem, e aquele que prometem e não fazem porque não podem (ou não se esforçaram o suficiente).. Até porque, muitas vezes, os programas são feitos com conhecimento do que se passa... mas não com o conhecimento total... Esse só se tem quando se ganha e se pode ver o estado real das coisas... Pode, de facto, dar-se o caso de a nova realidade implicar o não cumprimento integral do programa, mas sim a sua adaptação a novos objectivos... Isso acontece muitas vezes.. Mas também acho que, se eles sabem que não têm capacidade para liderar, não se deviam candidatar.. Eles são eleitos pelo povo... Se o povo estiver em massa ou quase contra uma medida e caso esta não seja uma medida estrutural, é provável que haja cedência... Não se trata de falta de capacidade de liderança, mas sim de respeitar, no possível, a vontade do eleitor... Porque há medidas que, apesar de serem contestadas, têm que ser tomadas de facto... Contudo, as que não são estruturais, podem incluir maior margem de manobra e serem adaptadas de modo a procurar agradar mais aos eleitores / à população... Daí que a intervenção / manifestação social seja tão importante... Pois.. isso irrita um bocado! As pessoas a trabalhar para lhes dar dinheiro a eles (políticos).. Bastante mais que um bocado, diria eu... Até porque não é só aos oficialmente políticos... É também aos gestores, aos administradores, aos presidentes de sei lá quantas entidades... Quase todos pagos a peso de ouro e com reformas de outro mundo... Enquanto eu ando a descontar e nem sei se ainda vais haver reforma quando chegar a minha vez... É a decadêndia do mundo (porque não se pode dizer país, já que acontece em muitos mais) em que vivemos.. Infelizmente, sim... Muita coisa está, de facto, generalizada... Contudo, Portugal consegue quase sempre lugares de destaque nas listas das "desgraças"...
|
|
|
Post by shadow on Oct 11, 2005 15:23:53 GMT -5
Sempre somos os primeiros em alguma coisa! (Não que seja um grande motivo de orgulho..)
RKL
|
|
|
Post by nana on Oct 11, 2005 16:08:37 GMT -5
Ok isso não deve ser motivo de orgulho...talvez se tivessemos outro governo já não era assim. Por exemplo, a maioria das pessoas fala mal do tempo em que Salazar mandava, mas a verdade é que quando ele mandava, o pais não passava fome pois não? Ele tinha muitos defeitos mas há coisas nas quais ele fazia bem, aliás muito bem!
|
|