|
Post by ShadowGirl on Oct 29, 2005 7:44:10 GMT -5
a tua geraçao eram os 10%... dclp s m fiz entender mal... Por acaso fizeste mesmo... Ainda assim, acredita que muita gente nos tais 90%está de facto na docência por "amor à camisola"... Agora, é óbvio que não todos! E mesmo nos 10% da minha geração acontece isso... As médias de entrada nas ESEs não são muito altas... Trata-se de um alvo fácil, de facto! Felizmente, há quem depois desista face as dificuldades do curso e/ou dos estágios... E digo felizmente porque, mesmo sendo amiga de alguns "exemplos", quero de facto que a Educação neste país ande para a frente e não para trás! Agora da trabalho pk os professores nao sabem... ensinam muito, mas nao sabem o k ensinam. Como assim? Eu, por acaso, nem gosto muito da ideia de "ensinar"... Dá demasiado a ideia de que o professor chega à sala, despeja matéria e espera que ela entre na cabeça dos alunos attravés de estudo e memorização pura e simples... Eu sou mais do género de explicar, dar exemplos o mais realistas possíveis, criar situações de aplicação... e, só depois de os alunos descobrirem e entenderem onde quero chegar é que, caso seja necessário, ensino as tais regritas e teorias! Para mim, o mais importante é a descoberta, o entender e saber aplicar... Sabendo isto, a memorização vem geralmente "por arrasto"... E tu até podes achar que não dá trabalho preparar isto, mas acredita que cada aulinha me leva bastante tempo a planificar... E quando tenho turmas muito diferentes entre si, é necessário arranjar uma estratégia adequada para que cada turma consiga atingir os objectivos... São muitas horinhas a riar planos de aula e materiais, acredita! E eu sei perfeitamente o que tenho que ensinar... Conheço o programa e a maioria dos manuais escolares e de apoio... Mas não basta somente dominar os conteúdos, é necessário ir-lhes dando a volta com outros domínios do conhecimento... Pedagogia, Psicologia... Há muita coisa a ter em conta para preparar e dinamizar cada aula! Não te vou, como é lógico, dizer que toda a gente tem a mesma atitude face à profissão... Mas já passei por várias escolas (em estágio e já como profissionalizada) e em todas a maioria pensava e agia como eu! Sobretudo nas gerações mais novas... 2º nao era a essa segurança k m referia. fdx nao percebes nada cm deve ser... isso dos pneus furados.. tb ja furamos uns duma sora, e riscamos o carro... situaçao pontual Lol... mas cm digo, nao m referia a 'agora' Eu entendi essa parte do teu post,... Mas não podes negar que a nana apontou para um aspecto que também é muito importante... e desgastante! Que, depois, tu até reforçaste! Falta só um pequeno pormenor: essas situações são cada vez menos "pontuais"... E isso não melhora muito nem facilita a vida dos professores, pois não?
|
|
|
Post by nana on Oct 30, 2005 13:03:36 GMT -5
Ok, agora ja percebi. Pensei que os 90% fossem a geração da Dani. Logo não estaria correcto.
|
|
|
Post by ShadowGirl on Feb 10, 2006 8:42:17 GMT -5
Hum... Tentativa de relançar o debate...
NOVO TEMA:
Opiniões sobre o resultado das Presidenciais... E expectativas / receios quanto ao futuro do País...
|
|
|
Post by shadow on Feb 10, 2006 18:29:11 GMT -5
Bem, começo por dizer que não gostei (mesmo pra dizer detestei) o resultado das eleições, mas caga, que se lixe.. Tou à espera que a situação de Portugal piore mesmo, sinceramente.. (não sou pessimista, sou realista) E não tenho grande expectativa com um presidente daqueles.. Para além do homem ser quase que 'contra os direitos das mulheres' (o que não é nenhuma mentira) acho que (pelo menos pelo que eu vi e ouvi [sim, eu vi, até me interesso por política] de todos os debates) o homem não queria ser Presidente da República e sim Primeiro Ministro, porque ele tem umas ideias um bocado estúpidas que não pode realizar como Presidente, mas tass.. Receio que o país fique ainda pior do que está, embora me pareça que é o que já acontece! Eu hoje estou uma pessimista, é melhor voltar amanhã quando já estiver mais alegre.. xD RKL
|
|
|
Post by ShadowGirl on Feb 11, 2006 18:20:43 GMT -5
Depois da vitória logo à primeira volta (ainda que tangencial), pensei que era para aí a única que não tinha ficado contente com as "notícias"... É que não me apercebi de praticamente ninguém se "queixar"... Nem na TV, nem na rua... Nadinha! Hum... Pelo menos já somos duas!
|
|
|
Post by marazul on Feb 12, 2006 5:03:58 GMT -5
ele é contra o direito das mulheres,mas quase as mulheres todas d portugal foram votar nele..
|
|
|
Post by shadow on Feb 12, 2006 6:34:49 GMT -5
É como se costuma dizer, 'Quanto mais me bates, mais eu gosto de Ti'! LOL Sinceramente, eu começo a achar que os portugueses gostam que os tratem mal.. deve ser um fetiche ou uma coisa assim do género.. RKL
|
|
|
Post by ShadowGirl on Feb 12, 2006 8:05:32 GMT -5
Pois... Talvez... Eu sempre pensei que tivesse servido de lição o exemplo "Maioria Absoluta - PS - Sócrates"... Mas parece que a maioria não aprendeu coisinha nenhuma... Enfim...
|
|
|
Post by ShadowGirl on Feb 12, 2006 8:11:49 GMT -5
ele é contra o direito das mulheres,mas quase as mulheres todas d portugal foram votar nele.. Hum... Como sabes? Por acaso... Podem não ter sido... Que eu saiba, sabe-se quantas pessoas votaram em quem... Mas ao fazer a contagem não se sabe o sexo de quem colocou cada voto específico na urna... Mas, sim, é um facto que muitos homens e mulheres deste país votaram nele... Quando até o Pedro Granger (oh desilusão, rapaz! ) diz que cresceu com ele e é da Geração Cavaco... Enfim... Pessoal relativamente jovem que tem direitos ameaçados graças a anos de DesGoverno, alguns dos quais com Cavaco Silva como PM... Acho que isso mostra muito sobre a capacidade de reflexão política da sociedade portuguesa... P.S.: Hum... Eu devo ser mais ou menos da geração dele... Mas não partilho da mesma opinião...
|
|
|
Post by marazul on Feb 12, 2006 12:10:17 GMT -5
como é que eu sei que quase todas as mulheres votaram nele?porque no dia da eleição tavam la umas quantas mulheres com as bandeiras a gritar. mas devo admitir que tambem la estavam homens.. quanto ao pedro granger tb fiquei desiludida com ele..e com o manuel luis goucha..que é uma pessoa ja de idaide(penso eu)..e que eu nao esperava que ele fosse lgo votar no cavaco mas enfim
|
|
|
Post by shadow on Feb 13, 2006 16:25:44 GMT -5
Não me espantei muito com o Pedro Granger.. como a minha mãe diz: É jovem, coitado, não sabe o que quer! xD (não que concorde especificamente com isso) O que me espantou foi o Manuel Luís Goucha! Um homem que faz programas pra ajudar os outros, que é a favor de imensa coisa (incluindo os direitos para as mulheres) e vota no Cavaco? Sempre pensei que tivesse melhor 'gosto', mas pronto.. RKL
|
|
|
Post by shadow on Feb 21, 2006 16:33:15 GMT -5
*Achas que o Bill Gates nos ajudou em alguma coisa ao vir a Portugal?*
*O que achas que o Primeiro Ministro e o recente Presidente da República podem fazer para que haja menos desempregados?*
*Qual é a tua opinião sobre os problemas dos Concursos de Professores?*
*Achas que as manifestações são formas justas para cada um dar a sua opinião? Porquê? Achas que essas manifestações são levadas a sério plo Ministro/Presidente?*
RKL
|
|
|
Post by nana on Feb 22, 2006 4:55:57 GMT -5
*Achas que o Bill Gates nos ajudou em alguma coisa ao vir a Portugal?* Agora a serio, o que é que ele afinal veio cá fazer? Desculpem, ams eu não cheguei a perceber! *O que achas que o Primeiro Ministro e o recente Presidente da República podem fazer para que haja menos desempregados?* Sinceramente, não sei!
*Achas que as manifestações são formas justas para cada um dar a sua opinião? Porquê? Achas que essas manifestações são levadas a sério plo Ministro/Presidente?* - Acho que mesmo que para já nao se consiga nada com estas manifestações, acho que é bom que cada um se exprima, que as pessoas mostrem que não estão contentes! Agora se são levadas ou não a serio pelo Ministro/Presidente...sinceramente...acho que não...
|
|
|
Post by shadow on Feb 22, 2006 5:42:42 GMT -5
*Achas que o Bill Gates nos ajudou em alguma coisa ao vir a Portugal?* Plo que percebi, não veio fazer distribuição de dinheiro, por isso não vei fazer nada! LOL Agora a sério, o que as TV's disseram foi que 'veio ajudar na situação política-económica de Portugal'.. ?? Contínuo a preferir a minha ideia de distribuição.. *O que achas que o Primeiro Ministro e o recente Presidente da República podem fazer para que haja menos desempregados?* Também não tenho grandes ideias, mas aumentar os impostos e o IVA, fechar fábricas e etc, não ajudou lá muito, por isso era melhor o nosso ministro pôr a cabecinha a trabalhar! *Achas que as manifestações são formas justas para cada um dar a sua opinião? Porquê? Achas que essas manifestações são levadas a sério plo Ministro/Presidente?* Eu não acho, eu tenho a certeza que não são levadas a sério! Se fossem, o nosso Ministro/Presidente já teriam feito alguma coisa, certo?! Eles podem estar a 'comandar' o país para o que pensam melhor, mas têm que ter a noção que o que fazem prejudica/benefícia tudo e todos os que vivem em Portugal. Sinceramente, não me parece que tenham essa noção sempre.. Acho que cada um deve exprimir a sua opinião, e acho que as manifestações, devidamente feitas, são um bom incentivo para que isso aconteça, mas não me parece que seja uma boa ideia. Plos vistos, não ajuda! *Qual é a tua opinião sobre os problemas dos Concursos de Professores?* Acho que não vale a pena escolherem a profissão de professor. Dá muito trabalho, são mal-pagos, têm que se separar da família, e depois ainda têm que levar com alunos mal-educados (sim, realmente, eu sou tão bom exemplo....... )! Não compensa! xD Plo menos, na minha opinião não! Quanto ao concurso em si, está cada ano mais decadente.. aff.. RKL
|
|